Como introduzir um novo animal de estimação em uma casa com crianças?
Dicas que vão te ajudar na introdução de um novo animal de estimação em uma casa com crianças, para que o processo seja tranquilo e harmonioso
Ter um animal de estimação é o sonho de muitas pessoas. Afinal, todos que amam animais sonham em ter o seu próprio para deixar os dias mais alegres. Porém, isso pode ser um desafio para quem tem crianças em casa. Isso porque a adaptação pode ser difícil em alguns casos, mas é algo que pode ser resolvido com algumas dicas certeiras.
Fazer a introdução de um novo animal em uma casa com crianças pode parecer um desafio impossível. Contudo, é preciso ter paciência e o processo requer cuidado redobrado para que a adaptação seja feita da maneira mais tranquila possível. Além disso, é necessário efetuar um planejamento para que a transição seja pacífica para o animal e também para as crianças.
Existem algumas dicas que podem ajudar nessa hora, a principal delas é garantir que as crianças se sintam parte do momento. Por exemplo, se você está pensando em adotar um gatinho, que tal levar os pequenos para comprarem brinquedos para gatos? Dessa maneira, eles vão se sentir mais conectados com o animal que está para chegar.
Abaixo, você confere outras dicas que vão te ajudar a tornar o processo de adaptação suave e também mais positivo.
Comunique às crianças previamente
Antes de levar o novo animal de estimação para casa, é necessário ter uma conversa com as crianças para que elas saibam que estão prestes a receber um novo membro na família. Inclusive, esse é um dos passos mais importantes para a adaptação. Converse com os pequenos para que eles entendam que o animal precisa ser tratado bem e que o mais importante é respeitar suas necessidades e dar muito amor para ele.
Pesquise e se prepare
Outro ponto importante é escolher um animal de estimação que consiga se adaptar às dinâmicas da casa e que seja adequado para o ambiente doméstico. Nessa hora, leve em consideração fatores como o tamanho do animal, a personalidade dele, as necessidades e os cuidados de que ele precisa. Tudo isso vai garantir que o pet escolhido receba a atenção de que necessita.
Faça a introdução gradualmente
Faça a introdução do novo animal de estimação gradualmente, permitindo que as crianças possam conhecê-lo primeiro, ainda mais quando falamos de cachorros e gatos. Promova breves encontros entre os pequenos e o animal, pois isso vai fazer com que a conexão entre eles se forme de maneira leve e sem pressão para que tudo seja perfeito logo no primeiro encontro. Crianças têm o seu próprio tempo, por isso a introdução deve ser feita gradualmente. Desse modo, todos se acostumam com a presença do novo integrante.
Estabeleça regras
Regras também são muito importantes, ainda mais quando falamos de animais e crianças. Isso porque elas servem principalmente para que esse processo seja o mais tranquilo possível. Além disso, é necessário que haja responsabilidade. Então, mostre para as crianças que é preciso cuidar muito bem do animal de estimação que acabou de chegar.
Faça o monitoramento e pense em ajustes
O processo de introduzir um animal de estimação em uma casa com crianças nunca acaba, pelo contrário, é um trabalho constante e que, em alguns casos, precisa de pequenos ajustes, que são percebidos com o passar do tempo. Por isso, mantenha-se atento ao comportamento do animal e como ele se age perto dos pequenos e observe se a interação está indo bem. Os ajustes devem ser feitos se houver necessidade e deve ser algo natural para que todos os envolvidos se sintam confortáveis, principalmente as crianças e o animal de estimação.