Como saber se a higiene bucal das crianças está correta?
Os cuidados com a higiene bucal são fundamentais para o longo de toda a vida. Entretanto, é importante lembrar que eles devem ser integrados à rotina logo nos primeiros meses das crianças.
Na maior parte das vezes, isso é influenciado pelos pais ou responsáveis sendo preciso se atentar para que todos os processos sejam feitos da maneira correta.
Isso porque, dentes saudáveis garantem um bom desenvolvimento na fala, respiração e até mesmo nutrição dos pequenos.
Por isso, é importante que os cuidados da saúde bucal infantil sejam realizados desde o nascimento dos primeiros dentes com o acompanhamento em uma clínica odontológica infantil.
Qual a importância da higiene bucal das crianças?
Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de os dentes de leite serem trocados por uma estrutura permanente posteriormente, a higiene bucal na infância não exige muitos cuidados ou periodicidade.
No entanto, esse modo de pensar pode impactar o desenvolvimento de toda a estrutura ósseo-facial e, até mesmo, resultar no surgimento de doenças dentárias como:
- Cáries;
- Periodontite;
- Aftas;
- Candidíase oral, entre outros.
Além disso, a falta de uma boa higiene bucal é uma das principais causas da má formação da arcada dentária — o que poderá exigir procurar uma clínica de dentista futuramente.
Como ter uma higiene bucal correta na infância
Como falamos anteriormente, os primeiros cuidados com a saúde bucal iniciam-se com o incentivo e bom exemplo dos pais. Isso porque, as crianças se espelham nos responsáveis e aprendem o que é certo ou errado por meio das atitudes observadas.
Logo, ao assistirem os adultos se dedicando a escovar os dentes após todas as refeições e passando o fio dental diariamente, essas ações serão repetidas naturalmente, parar de assistir the big bang theory online e escovar os dentes é obrigatório.
Existem alguns hábitos necessários para garantir uma boa higiene bucal. Por isso, separamos algumas dicas:
- Capriche na escovação
A higienização dos dentes e dos itens odontológicos, como o aparelho transparente, é fundamental para controlar o surgimento de cáries e formação do tártaro. E na infância não se difere!
É importante realizar a escovação após cada uma das refeições e enquanto a criança não conseguir fazer sozinha, os pais devem ajudar com o uso de uma dedeira de silicone específica para crianças.
Essa limpeza deve ser feita com movimentos suaves. Caso contrário, o forte atrito com a gengiva da criança pode causar fissuras e, em casos mais extremos, sangramentos.
Para tornar esse momento mais lúdico, é possível utilizar escovas e acessórios com estampas divertidas, cantar músicas e, até mesmo, criar histórias que estimulem a escovação.
- Utilize o creme dental adequado para a idade
O uso de um creme dental recomendado para cada idade é muito importante. Isso porque, na sua composição está presente o flúor, substância responsável por evitar as cáries.
Além disso, as pastas de dente infantis costumam possuir estampas coloridas e sabores suaves que, naturalmente, tornam-se mais atrativos no momento da escovação.
Na dúvida de ser ou não recomendado para a faixa etária da criança, analise o rótulo. Verifique também com o dentista acerca da quantidade a ser utilizada.
- Incentive o uso do fio dental
O uso do fio dental desde o surgimento dos primeiros dentes é fundamental. Afinal, ele ajuda na remoção de todo resquício de alimento que a escova não alcança. Evitando assim o aparecimento do tártaro e garantindo uma higienização completa.
Assim, conforme este indivíduo for crescendo e houver a troca para os dentes permanentes, o uso do fio dental permanecerá, mesmo que a pessoa tenha aparelho dentário e precise de alguns minutos a mais para a higienização bucal.
Para isso, os responsáveis podem utilizar o fio dental com a criança, dando um bom exemplo e mostrando como esta ação é importante.
- Visite regularmente o dentista
Assim como o acompanhamento com o pediatra é fundamental para as crianças, é preciso ir à clínica 24 horas dentista para saber como está o desenvolvimento bucal dos pequenos.
Ao visitar um profissional periodicamente, a criança poderá se acostumar com o consultório, as ferramentas utilizadas e os procedimentos necessários. Além de prevenir diversas doenças e ainda, evitar o tão comum medo do dentista.
Invista em uma rotina de cuidados
Como você pôde observar, além do auxílio de um profissional especializado, em uma clínica dentária para acompanhar a saúde bucal das crianças, é fundamental que os cuidadores tenham uma participação ativa na rotina de higienização.
Afinal, ao dar o exemplo de como cuidar de seus dentes, os pequenos aprenderão muito mais rápido a escovar seus dentes sozinhos, passar o fio dental diariamente e o risco de ter patologias graves serão muito menores.Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.