Saiba como preparar um lanche escolar saudável e nutritivo para seu filho
Veja o que não pode faltar na lancheira e prepare algo incrível e saboroso para os pequenos.
A hora do lanche é um momento de festa para as crianças. Na escola elas se reúnem com os amiguinhos, conversam, brincam e até dividem o conteúdo de suas lancheiras.
Para os pais, o grande desafio está em convencer os pequenos a comerem alimentos mais saudáveis, como frutas, sanduíches e sucos naturais. No entanto, sabia que o lanche escolar pode ser divertido e saudável? Confira as dicas para prepará-lo.
Carboidratos
São responsáveis por dar energia e disposição para as crianças. É importante ter ao menos um carboidrato na lancheira. Aqui também é indicado focar em alimentos com fibras.
O pão é muito bem-vindo, mas troque a farinha branca pela integral ou sem glúten, como a de aveia, de amêndoas e de grão-de-bico. Para rechear aposte no atum, na geleia sem açúcar e na pasta de amendoim. Vale também trocar o pão pela tapioca com chia ou granola.
Proteínas
As proteínas vão ajudar no crescimento dos ossos e fortalecem os músculos e tecidos. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate às gripes e resfriados.
Leite, iogurte, bebidas de origem vegetal, grãos e oleaginosas são exemplos do que pode ser colocado no lanche. Troque o achocolatado industrializado por uma vitamina de cacau com banana. O queijo cottage ou minas pode acompanhar o pão, ou com torradas.
Frutas
São ricas em vitaminas e minerais, por isso, contribuirão para o bom funcionamento de diversas funções do corpo, desde a imunidade até a visão. É indicado montar a lancheira conforme as frutas da época e revezar com sucos naturais.
No outono aposte no abacate, na banana, na laranja, na maçã, no mamão, na pera e na uva. No inverno mantenha algumas delas, como a laranja e a banana, e inclua o morango, o coco e a mexerica. Já na primavera e no verão entram o abacaxi, o caju, a amora, a melancia, o maracujá, o melão, o pêssego e a manga.
6 opções saudáveis para colocar na lancheira
Agora que você já sabe o que não pode faltar na alimentação do seu filho, veja dicas do que colocar no lanche.
- Cookies caseiros
Feitos em casa com cacau (ou banana) e farinha integral (ou sem glúten), os cookies são ótimos para comporem a parte doce da lancheira. Podem ir acompanhados de suco, um sanduíche natural e uma fruta.
- Iogurte natural
Como o sabor do iogurte natural não é muito atrativo para as crianças, pelo baixo índice de açúcar, vale incluir outros alimentos para complementar a refeição. A granola e as frutas são ótimas opções.
- Chips de banana
Bons substitutos dos salgadinhos industrializados, os chips de banana são feitos em casa e agradam o paladar infantil. Como se trata de um petisco, inclua também outras comidas, como um pão recheado, uma fruta, um iogurte ou um suco.
- Pão integral com geleia
O pão é praticamente indispensável na lancheira. Troque as bisnaguinhas industrializadas pelas caseiras e dê preferência, como dito acima, pelas farinhas mais saudáveis. Recheie o pão com geleia ou inclua duas fatias, uma com algo doce e outra com algo salgado, como a pasta de atum.
- Suco natural
Deve ser feito em casa e no dia em que será consumido. Coloque em uma garrafinha própria para a criança levar, se estiver calor vale apostar nas opções de metal. Dentre os sabores mais queridos pelos pequenos estão: laranja, uva, morango e maçã. É um complemento da refeição, então, inclua também outros alimentos.
- Tapioca com queijo minas
Para variar um pouco o pão recheado colocado no lanche. Prepare a tapioca e recheie com queijo. Se a criança quiser uma opção doce, faça uma segunda com geleia ou frutas picadas. Finalize a lancheira com o iogurte ou um suco natural.