Desenvolvimento
Formas de desenvolver autonomia e independência nas crianças desde cedo

Formas de desenvolver autonomia e independência nas crianças desde cedo

Designar pequenas responsabilidades ajuda os pequenos a crescerem mais independentes 

Quando o assunto são filhos, muitos pais temem os primeiros meses de vida: o choro de madrugada, a introdução alimentar e o cuidado constante se tornam a principal preocupação da criação. Mas e quando eles crescem? Os desafios mudam, mas permanecem! 

Criar outro ser humano independente demanda muitas etapas, que não precisam ser inseridas de uma só vez na rotina. Deixar que as crianças esquentem sua própria comida no microondas, contar com a ajuda dos pequenos na hora de arrumar a casa e dar pequenas liberdades ajuda na construção de um indivíduo com autonomia. Se você está nesse processo, confira abaixo algumas formas de desenvolver independência nas crianças desde cedo. 

O que é autonomia e independência na infância? 

A autonomia pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de tomar suas próprias decisões. Já a independência é associada ao conceito de não depender do outro, de ser capaz de fazer escolhas, tomar decisões e trilhar o próprio caminho sem a necessidade de terceiros. 

Quando consideramos os dois conceitos ao pé da letra, parece que eles não combinam muito com as crianças. Mas, na prática, sabemos que nada é preto no branco e que existem diferentes níveis de autonomia e independência, até mesmo quando se trata de pessoas adultas.

Durante a infância, a autonomia pode ser escolher o que se quer vestir ou comer, enquanto a independência pode ser fazer uma atividade simples sozinho, como tomar banho ou escovar os dentes. Com o passar dos anos, os pais podem introduzir novos hábitos de acordo com a faixa etária de cada criança. 

Como criar uma criança independente?

Mesmo os pais que apoiam o conceito de independência e autonomia na infância podem enfrentar dificuldades na hora de colocar ambos em prática. Abaixo, você confere algumas formas simples de fazer isso no dia a dia.

Permita que ela escolha a própria roupa desde cedo 

Uma das primeiras atividades que podem estimular a autonomia das crianças é a escolha das roupas. Desde os primeiros anos de vida, os pais podem deixar o pequeno escolher entre as peças do armário ou entre duas opções já separadas pelos adultos na hora de se vestir. 

Essa pequena ação ajuda a trabalhar a ideia de decisão e também a liberdade dos pequenos. Assim, eles entendem que também têm voz e que podem opinar na própria aparência e estilo. 

Crie responsabilidade através das tarefas domésticas

As crianças não devem ser as principais responsáveis por limpar ou organizar a casa, mas isso não quer dizer que elas não possam ajudar! Introduzir os pequenos nas tarefas domésticas ajuda a estimular o senso de responsabilidade que será muito importante durante a vida. 

O ideal é avaliar as atividades de acordo com a faixa etária de cada criança. Elas podem ajudar a lavar a louça, dobrar roupas, recolher o lixo, alimentar os animais ou simplesmente arrumar a própria cama. 

Introduza as crianças nos cuidados com os pets  

Crianças amam animais, e os pets podem ajudar a desenvolver a independência e autonomia desses pequenos seres humanos. O senso de responsabilidade também é explorado quando elas entendem que os pets também precisam de cuidado e dedicação no dia a dia. 

Você pode pedir que a criança dê banho no cachorro, limpe a caixa de areia dos gatos, alimente os peixes ou guarde a ração dos pets da família. Tudo vai depender da idade da criança e dos animais que se tem em casa.

Não deixe a supervisão de lado 

Independência e autonomia não devem se tornar sinônimo de abandono! Os pais e responsáveis devem manter a supervisão dos pequenos e disponibilizar tudo que é necessário para o crescimento de uma criança. Unindo supervisão e liberdade, os pequenos se desenvolvem de forma saudável e se tornam mais preparados para as próximas etapas da vida. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *