5 dicas para cuidar da saúde mental no trabalho
Manter a saúde mental no trabalho é fundamental para você desempenhar suas funções com motivação, ânimo e produtividade. Além disso, uma saúde mental equilibrada oferece qualidade de vida.
No entanto, isso nem sempre é a realidade. Pode ser que o seu local de trabalho seja tóxico e você esteja desanimado para continuar com o bom desempenho. Esse problema é tão sério que você pode perder até o bom humor em casa e nos momentos de lazer.
A saúde mental estável no trabalho significa sentir bem-estar e trazer resultados positivos e significativos para a empresa. Mesmo com as dificuldades diárias, uma pessoa com a saúde mental em dia, pode superá-las e concretizar com tranquilidade as tarefas do cotidiano. Conheça 5 dicas para cuidar da saúde mental no trabalho.
1. Faça exercícios físicos
Realizar atividades físicas, além de ser saudável para o corpo, ajuda a promover a saúde mental. Fazer exercícios físicos libera endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
As empresas que investem em atividades físicas e relaxamento para seus colaboradores promovem uma saúde mental equilibrada para a equipe.
2. Pratique o autoconhecimento
Ao se analisar sem julgamentos, você é capaz de identificar suas qualidades e seus defeitos. Dessa forma, você poderá se valorizar quanto aos seus pontos fortes e entender suas limitações. O autoconhecimento é muito importante para trabalhar em um ambiente tóxico.
Assim, caso um colega de trabalho faça algum mal para você, nada vai atingir você. Tudo isso porque você já se conhece, tem autoestima e autoconfiança para entender que não é perfeito, mas tem qualidades para encarar as dificuldades.
Você pode investir em uma terapia também. Um profissional capacitado pode ajudar você a se conhecer melhor.
3. Respeite seus limites
Entenda que nenhum trabalho vale danos para sua saúde mental. Por isso, conheça seus limites e saiba se impor perante as pessoas. Ou seja, não tente agradar todos os colegas, chefes e outros colaboradores. Isso só vai sobrecarregar você.
Aprenda a dizer “não” e caso você perceba abusos por parte da empresa ou do chefe, converse de forma educada sobre como você está se sentindo sobre isso para vocês entrarem em um acordo.
4. Converse com a equipe
Se você trabalha em equipe e não se sente confortável, o ideal é dialogar com todos de forma amigável. Converse, diga o que pensa e peça a opinião dos outros também. Essa é uma boa forma para todos se entenderem.
Vários problemas ocorrem no local de trabalho por falta de comunicação e um péssimo desempenho do trabalho em equipe. Por isso, sempre esteja aberto para escutar opiniões diferentes e também fale sobre seu ponto de vista.
5. Converse com a empresa
Conversar com a empresa, mostrando dados e bons argumentos, pode ser um passo para a organização implantar políticas que incentivem o bem-estar e uma boa saúde mental para seus colaboradores. A empresa pode nem saber onde começar para investir nisso ou o tópico pode nunca ter sido levantado antes. Essas dicas valem tanto para homens, mulheres e transex.