Desenvolvimento
5 brincadeiras para praticar com seu filho

5 brincadeiras para praticar com seu filho

Brincar é fundamental para o desenvolvimento do seu pequeno 

Você sabia que os benefícios de brincar vão além de se divertir? As crianças aprendem muitas coisas brincando, desde habilidades motoras até habilidades sociais. Por esse motivo, as brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

No entanto, sabemos que brincar na rua não é mais tão seguro como antigamente. Então, é preciso colocar a criatividade em prática para criar ou adaptar algumas brincadeiras dentro de casa, ou no quintal. 

Pensando nisso, neste artigo, listamos cinco opções de brincadeiras para você praticar com seu filho. Anote, adapte e boa diversão!

1 – Um dia na cabana

Iniciamos nossa lista sugerindo um dia na cabana, como um acampamento, dentro de casa ou no quintal. Para as crianças, a diversão já começa com a montagem.

Por isso, chame seu filho para separar cobertores, lençóis, almofadas, travesseiros e tudo que sirva como sustentação para manter a cabana de pé.

Depois de montá-la, é hora de pensar no que pôr dentro dela. Pode ser brinquedos, lápis de cor, canetinha, livros, jogos e o que mais vocês conseguirem pensar.

Para a brincadeira ficar ainda mais legal, você pode propor um piquenique dentro da cabana. Então, prepare frutas, suco, água e algumas comidinhas gostosas.

2 – Brinque de contar histórias 

Reservar um momento do seu dia para contar histórias para seus filhos é sempre motivo de felicidade. Mas, aqui, a ideia é diferente: peça às crianças que preparem uma sessão de histórias e contem a você. Ou seja, você será a plateia e as crianças serão as estrelas principais da brincadeira.

Caso queira explorar ainda mais a imaginação dos seus pequenos, você pode criar alguns fantoches e até mesmo ajudá-los a montar uma peça de teatro. Eles já vão se divertir no início, com a escolha da história e definição dos personagens.

Essa atividade, além de divertida, estimula o trabalho em equipe, a organização e o raciocínio. E tudo isso com muitas risadas.

3 – Caça ao tesouro

Quando a brincadeira envolve dicas, pistas e um prêmio no final, qualquer criança fica empolgada. Por esse motivo, vale a pena apostar em uma inteligente e divertida caça ao tesouro, no quintal ou dentro de casa.

Para essa brincadeira, serão necessários alguns itens, como: lápis, caneta, fita-crepe, canetinhas e papel em branco, além de muita criatividade.

Nesse momento, você deve criar dicas inteligentes e pistas para montar o caminho que será percorrido até o tesouro.

Para crianças maiores, as pistas podem ser por escrito. Já para as crianças menores, fazer desenhos é uma ótima opção.

Após isso, basta espalhar os papéis pelo percurso e esconder muito bem o prêmio no final. Bora brincar?

4 – Circuito com obstáculos

Para divertir e ainda fazer com que seu filho gaste energia, uma boa dica é montar um circuito de obstáculos. Caso você não tenha quintal ou esteja chovendo no dia, é possível fazer dentro de casa.

Para isso, basta analisar o espaço e criar um percurso conforme a disposição dos cômodos. Depois, é só separar os objetos para montar os obstáculos.

Aqui, vale almofadas, brinquedos, travesseiros, sapatos, caixas, vassouras, baldes e o que mais vier à mente. Por fim, é só definir o que deverá ser feito com cada um deles: desviar, pular, passar por baixo, etc.

O importante é criar um caminho super divertido e seguro para que você e seu pequeno se divirtam bastante. E, se houver um prêmio no final, seu filho ficará ainda mais feliz.

5 – Pular corda

Pular corda é uma brincadeira clássica que certamente marcou sua infância e hoje pode ser feita com seu filho. 

O bom é que, por ser simples, essa atividade pode ser feita na sala mesmo: basta afastar os móveis do lugar. Aproveite também o momento para contar histórias de quando você era pequeno.

Assim, vocês se divertem, se exercitam e ainda fortalecem os laços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *