Maternidade
Como montar um enxoval de bebê?

Como montar um enxoval de bebê?

Saiba como se planejar com antecedência e garantir tudo o que você e o bebê precisam

A chegada de um bebê na família é sempre um momento de muita alegria e, com bastante planejamento e cuidado, pode ser totalmente livre de preocupações e estresse com o enxoval. 

O mais importante é não deixar nada para última hora e ir cuidando com carinho de todas as etapas da preparação para a vinda do novo membro da família. Cada item, um por um, desde as fraldas até o edredom infantil precisam estar a postos para serem usados a qualquer momento.  

Separamos algumas dicas para as futuras mamães — ou mesmo para as que já têm experiência no assunto — saberem exatamente como preparar o enxoval com os principais itens que o bebê vai precisar. Acompanhe!

Planejamento é a chave do sucesso

Parece até que estamos falando de algum objetivo profissional, mas isso se aplica também na preparação do enxoval. Antes de mais nada, pegue uma folha e uma caneta, ou prepare uma planilha no computador ou no celular, com absolutamente todos os itens que serão necessários para receber o seu recém-nascido, procure também por promoções na internet pois pode ajudar muito. 

Não deixe nada de fora, por mais que pareça pequeno ou pouco urgente. Todo e qualquer item que seja necessário quando o bebê chegar deve estar nessa lista. Visite cada um dos tópicos e vá riscando-os, conforme eles forem sendo providenciados, assim você terá o panorama real do que ainda falta ser feito e tudo o que já foi resolvido. 

Roupinhas de diferentes tamanhos

Um dos itens da lista que você vai preparar certamente serão as roupinhas do bebê. Lembre-se de providenciar peças de tamanho RN (recém-nascido), mas também de já garantir as de tamanho P. Afinal, a maternidade acaba sendo uma caixinha de surpresas e, uma delas, pode ser o tamanho do bebê.

De qualquer forma, nas primeiras semanas e meses, o crescimento dos recém-nascidos é muito rápido, e eles acabam perdendo as primeiras roupinhas com muita rapidez. Por isso, é importante já ter providenciado peças de vários tamanhos. Com toda a demanda da maternidade, principalmente nos primeiros meses, é ótimo evitar mais uma preocupação, que seria ir atrás de roupas maiores logo nesse início.

Artigos de higiene que são indispensáveis

Mesmo quem nunca teve filhos sabe que alguns itens de higiene — como pomada e lenço umedecido — são absolutamente indispensáveis na rotina do bebê. É claro que com o tempo você vai precisar repor, mas é bom já ter um bom estoque com os principais produtos que serão necessários nos primeiros meses. 

Somado aos itens que já foram citados, você vai precisar de sabonete líquido, shampoo, fraldas, álcool, e muito mais. Além, é claro, de acessórios como tesourinha de unha, pente de cabelo, termômetro, banheira etc.

Móveis que trazem praticidade

O berço, a cadeira de amamentação e o trocador são os principais móveis que o quartinho do bebê precisa ter. Providencie e higienize as roupinhas de cama com antecedência, confira se o trocador é confortável e se permite que você deixe todos os itens necessários por perto e lembre-se de escolher um berço que traga segurança para seu recém-nascido. 

Além do essencial, tem os detalhes que fazem diferença e, na medida do possível, precisam ser providenciados, como mosquiteiro e móbile para o berço, babá eletrônica, abajur ou luminária com luz fraca e amarela (que traz sensação de conforto), entre muitas outras coisas, que ajudam a tornar toda a experiência mais fácil e agradável.

Para as mamães…

É muito importante lembrar que, além do recém-nascido, a mãe também está passando por um grande processo de adaptação. A amamentação traz muitas demandas e desafios, então é bom ter itens que facilitem esse momento ou que ajudem a torná-lo mais confortável. 

Tenha uma bomba de amamentação, absorvente para os seios, sutiãs de amamentação, sling e o que mais for ajudar a atravessar esse período com mais tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *