Dicas
Dicas de cuidados com a saúde para a criança autista

Dicas de cuidados com a saúde para a criança autista

Comunicação e interação em qualquer forma é a base da evolução humana. Ajuda-nos a compreender melhor uns aos outros. Mas imagine se esse elemento básico for tirado de você. Essa é a situação de quem sofre de autismo. 

O autismo ainda não é muito bem compreendido. Também conhecido como Transtorno do Espectro autista (TEA), é um distúrbio grave do desenvolvimento que prejudica a capacidade de comunicação e interação. Ela afeta o sistema nervoso e afeta a saúde cognitiva, emocional, social e física geral do indivíduo afetado. Consequentemente, as maiores complicações ocorrem com a comunicação e o comportamento da pessoa.

O maior apoio, especialmente na frente emocional, é exigido por aqueles que lidam com autismo, e a família, especificamente os pais, que desempenham um papel crucial se seus filhos são autistas. Não é fácil para a criança expressar sentimentos e idéias. É uma luta estabelecer um vínculo com a própria família ou amigos.

Quais são os desafios do autismo?

O autismo é um desafio diário e pode, eventualmente, prejudicar a saúde geral. As crianças com autismo são frequentemente expostas ao bullying, que pode causar ansiedade e afetá-las de várias maneiras. Os pais também acham difícil entender o comportamento de seus filhos. 

Não é suficiente para a criança com autismo receber o tipo certo de tratamento, mas também o tipo certo de apoio. Para isso, é imprescindível a educação sobre o autismo, seu tratamento, a forma de lidar com os filhos e o aprendizado sobre a doença, principalmente para os pais.

criança com autismo

Crianças autistas têm uma chance melhor de absorver as habilidades necessárias quando os pais participam ativamente. Cuidar de uma criança com autismo é bastante desafiador, mas o envolvimento dos pais aumenta a consistência em garantir que seu filho receba a orientação certa e que a orientação seja melhor implementada mesmo em casa após as sessões. É essencial porque os pais também são os que estão mais familiarizados com o filho, os que primeiro observam as questões de desenvolvimento. Por isso é muito importante você ter acesso a planos de saúde em Sorocaba.

Dicas importantes para cuidar de uma criança com autismo

Seja consistente com seu filho

  • Pratique constantemente em casa os mesmos exercícios ou coisas que aprendeu durante a terapia ou sessão de aconselhamento.
  • Tenha uma programação pré-planejada para seu filho e trabalhe de acordo com ela. Crianças autistas têm um desempenho muito melhor quando estão em uma rotina altamente estruturada e constante.

Aprecie seu filho quando ele / ela se sai bem com um exercício 

  • O reforço positivo é um longo caminho a seguir com essas crianças.
  • Mantenha uma zona de segurança em casa para o seu filho relaxar.
  • Esteja atento a pistas não-verbais e fique melhor com elas.
  • Se seu filho tiver um acesso de raiva, tente pacientemente entender o motivo.
  • Muitas vezes, as crianças com autismo são hipersensíveis à luz, som, toque, paladar e olfato, enquanto algumas são “pouco sensíveis” a estímulos sensoriais.
  • Também é muito importante estar atento ao comportamento de seu filho, os gatilhos que o afetam adversamente, as coisas que ele gostaria, seus pontos fortes, pontos fracos, etc.

Como pai, você também deve saber a melhor forma de aprendizado para seu filho

criança com autismo
  • Mais importante, sempre pesquise bem e encontre um terapeuta eficiente para seu filho. Não demore em iniciar o tratamento necessário.
  • Sejam terapeutas ou educadores, os pais devem compartilhar honestamente suas observações com eles, para que os profissionais possam adaptar o programa para a criança.

Sempre leia, converse com especialistas e aprenda sobre o autismo

  • Vá para sessões de aconselhamento juntos.
  • Seja sempre solidário e envolvido.
  • É muito importante e significativo para os pais e profissionais trabalharem em colaboração para o benefício da criança. Isso garante que a criança obtenha resultados melhores e mais rápidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *