Desenvolvimento
Como evitar o TDAH em crianças e adultos

Como evitar o TDAH em crianças e adultos

Não faz muito tempo que o  transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) era considerado um diagnóstico apenas para crianças. Junto com uma melhor compreensão dessa condição neurológica, veio uma expansão dos pacientes. Profissionais de saúde mental agora reconhecem o TDAH afetando pessoas de qualquer idade.

Existem, no entanto, diferenças na maneira como o TDAH se manifesta em adultos e crianças. Independentemente da idade, o diagnóstico pode ser difícil, pois praticamente todas as pessoas apresentam comportamento sintomático de TDAH em um momento ou outro. 

Normalmente, os pacientes só recebem tratamento quando os sintomas se tornam graves o suficiente para perturbar mais de uma área de suas vidas. Isso pode ser em casa e na escola para crianças, ou socialmente e no trabalho para os adultos.

remedio para tdah adulto

Independentemente da sua idade, entre em contato com um especialista, quando os efeitos do TDAH interferirem nas atividades de sua vida. A abordagem colaborativa e multidisciplinar de um profissional permite um tratamento personalizado, ajudando a minimizar os sintomas de TDAH.

Componentes do TDAH

Existem três componentes gerais que compõem a condição, embora você não precise de todos os três para um diagnóstico de TDAH:

  • Hiperatividade
  • Impulsividade
  • Desatenção

Normalmente, os sintomas são mais óbvios em crianças porque elas ainda não desenvolveram os mecanismos instintivos de enfrentamento como os adultos costumam fazer. Esta é uma das razões pelas quais o TDAH se apresenta de maneira diferente entre crianças e adultos.

Hiperatividade

Em crianças, a hiperatividade na maioria das vezes parece um comportamento normal de uma criança de alta energia, embora o paciente com TDAH frequentemente exiba um elemento fora de controle. 

Sua inquietação é constante e eles não conseguem as controla-las. Os traços hiperativos vão além dos níveis normais apropriados para a idade em gravidade, duração ou ambos.

Os adultos com TDAH tendem a mostrar mais inquietação do que energia do tipo saltitante, e nesses casos um remédio para TDAH adulto pode ser prescrito pelo seu médico. Eles podem ter dificuldade em ficar sentados durante os filmes ou reuniões e, muitas vezes, são descritos como estando sempre em movimento. O adulto com TDAH pode se entediar facilmente com tarefas familiares e pode não responder bem quando se sente frustrado.

Impulsividade

Em situações de grupo, o comportamento de TDAH em crianças e adultos pode envolver falar fora de ordem ou agir sem pensar nas consequências. Os traços de TDAH em adultos incluem impulsividade em experiências mais “adultas”, como em uma onda de gastos, interrompendo e monopolizando conversas ou escolhendo atividades arriscadas, como hábitos de direção descuidados.

Desatenção

Talvez a semelhança mais próxima entre crianças e adultos com TDAH venha com os sintomas de desatenção. O paciente com TDAH têm mais probabilidade de:

  • Perder itens do dia a dia, como material escolar, chaves ou óculos
  • É descuidado
  • Evita atenção aos detalhes nas tarefas
  • Deixa tarefas ou projetos incompletos
  • Mostra distração facilmente, mudando a atenção constantemente

As maiores diferenças produzidas pelos sintomas de desatenção do TDAH estão normalmente nas consequências. Para a criança, podem ser notas baixas ou problemas de comportamento na escola, enquanto o adulto pode ver avaliações de desempenho insatisfatórias no trabalho e perda frequente do emprego e, talvez, sinais de negligência em sua vida doméstica.

Embora não haja como prevenir o TDAH, existem maneiras de ajudar todas as crianças a se sentirem e a fazerem o melhor em casa e na escola.

A dieta desempenha um papel na prevenção do TDAH?

Oferecer ao seu filho uma dieta saudável e equilibrada desde cedo é bom para todas as crianças, independentemente de terem ou não TDAH.

remedio para tdah adulto

Alguns especialistas acreditam que alterar a dieta de uma criança pode reduzir o comportamento hiperativo. 

Rotina estruturada pode ajudar na prevenção do TDAH?

Todas as crianças, especialmente aquelas com TDAH, podem se beneficiar de rotinas estruturadas e expectativas claras.

Publique uma programação diária onde seu filho possa ver, para que eles saibam o que esperar. Esta programação diária deve incluir horários específicos para atividades como:

  • Acordar
  • Comer refeições
  • Jogar
  • Fazer lição de casa
  • Fazer tarefas
  • Assistir TV
  • Participar de atividades extracurriculares
  • Até ir dormir

Assim que a programação for definida, siga-a o mais de perto possível a cada dia. Se houver alguma interrupção na programação, explique com antecedência ao seu filho. Embora publicar uma programação não impeça o TDAH, deve ajudar a melhorar a capacidade de seu filho de se manter concentrado.

Para crianças mais velhas, com ou sem TDAH, ter uma rotina de dever de casa pode tornar o horário após as aulas mais eficaz. Separe uma área longe de distrações para fazer o dever de casa. 

Fazer pequenas pausas durante o tempo de dever de casa também pode ajudar, especialmente se seu filho for hiperativo e tiver dificuldade para manter o foco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *