Desenvolvimento
Como ensinar uma criança a andar de bicicleta

Como ensinar uma criança a andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta é praticamente obrigatório para todas as crianças e uma habilidade para toda a vida. Muitos de nós ainda se lembram da sensação de liberdade e realização quando navegamos em duas rodas pela primeira vez.

Neste artigo, vamos guiá-lo pelas etapas para ensinar uma criança a andar de bicicleta, incluindo:

Como determinar se seu filho está pronto para andar de bike?

  • Certifique-se de ter uma bicicleta adequada e equipamento de segurança para as aulas
  • Ensine uma criança a se equilibrar e manobrar sem pedais
  • Ensine uma criança a começar, parar e fazer curvas enquanto pedala

O método que descrevemos neste artigo é apenas uma abordagem para ensinar a andar de bicicleta, e cada piloto segue em seu próprio ritmo.

Arruela lisa

 Primeiro, aqui estão algumas dicas gerais para ensinar uma criança a andar de bicicleta:

  • Reforce o sucesso para ajudar a criança a ganhar confiança.
  • Seja paciente e não tente forçar o processo: seu filho pode não estar pedalando imediatamente, mas com a prática contínua, ele conseguirá. Faça uma pausa e volte ao assunto.  
  • Preste atenção aos sinais de que você deve parar e descansar.

Lembre-se de que as crianças aprendem de maneira diferente e podem responder a alguns métodos melhor do que a outros. Aprenda o que funciona e adapte conforme necessário.

Acima de tudo, mantenha a diversão.

Certifique-se de que a bicicleta do seu filho se encaixa corretamente

É fundamental encontrar uma bicicleta que caiba no seu filho. Certifique-se de que eles possam ficar sobre o tubo superior com os dois pés plantados no chão. Evite pegar uma bicicleta muito grande, esperando que seu filho cresça, porque será mais difícil para eles manobrar e controlar. (Uma bicicleta um pouco menor é preferível a uma muito grande.) 

Muitas crianças se preocupam em cair quando aprendem a andar de bicicleta; se eles forem capazes de se demitir quando necessário, isso irá aliviar algumas dessas preocupações.

Verifique o alcance – essa é a distância do assento da bicicleta ao guidão. A criança deve conseguir alcançar o guidão sem se inclinar muito para a frente. Se a bicicleta tiver freios de mão, certifique-se de que a criança possa alcançá-los e apertá-los confortavelmente.

Segurança

Toda vez que eles andam de bicicleta, mesmo que seja só descendo a rua ou ao redor do asfalto da escola. Para proteger a cabeça do seu filho de ferimentos graves, certifique-se de obter um capacete adequado e adequado.

Aqui estão algumas dicas para obter o ajuste adequado do capacete de bicicleta:

  • O capacete deve ficar nivelado no meio da testa da criança, não mais do que 1 “acima das sobrancelhas. Se o capacete fica bem alto na testa ou se move mais de 1” quando você empurra o capacete de um lado para o outro ou da frente para trás, ajuste o ajuste ou experimente um tamanho diferente.
  • Ajuste as alças laterais de modo que formem um “V” enquanto as alças ficam sob cada orelha.
  • Afivele a tira do queixo, certificando-se de que está justa. Você só deve conseguir deslizar um ou dois dedos entre a alça e o queixo. O capacete não deve balançar para frente e para trás na cabeça.

Você também pode considerar luvas, cotoveleiras e caneleiras, joelheiras e sapatos fechados. 

Certifique-se de que os cadarços estejam dobrados para fora do caminho e evite as pernas das calças soltas. Faça-os usar meias ou calças compridas, porque às vezes os pedais e os braços da manivela podem bater em seus tornozelos. Faça uma vistoria em todas as partes da bicicleta para observar se todos os parafusos estão com a arruela lisa bem presa, para assim não estar nada frouxo e deixar seu filho sem segurança;

Preparando a bicicleta para as aulas

Este método para ensinar uma criança a andar de bicicleta enfatiza o equilíbrio nas duas rodas primeiro e adiciona pedalar depois. Geralmente, as crianças que começam com uma bicicleta de equilíbrio tendem a ter mais facilidade em aprender a andar de bicicleta do que aquelas que começam com as rodinhas.

Bicicletas  são projetadas para fazer seus filhos praticarem o equilíbrio primeiro, mas também é fácil modificar a bicicleta de uma criança padrão:

Remova as rodinhas de apoio. As rodinhas ajudam as crianças a se acostumar a sentar em uma bicicleta e usar as pernas para pedalar, mas não as ajudam a aprender a se equilibrar.

Remova os pedais e abaixe o assento:  isso permite que as crianças se sentem eretas com uma ligeira flexão dos joelhos e os pés apoiados no chão. O objetivo é ajudá-los a se sentirem mais confortáveis ​​e estáveis ​​à medida que começam a aprender o equilíbrio. (Observação: os pedais podem ser removidos mais facilmente usando uma chave de pedal.)

Encha os pneus da bicicleta adequadamente. A bicicleta irá rolar com mais suavidade e seu filho terá mais facilidade para desacelerar quando os pneus da bicicleta estiverem cheios com a pressão correta. Procure a pressão do pneu recomendada impressa nas paredes laterais do pneu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *