Dicas
Entenda a importância de introduzir uma rotina para as crianças

Entenda a importância de introduzir uma rotina para as crianças

Veja como uma rotina é importante para as crianças e conheça os benefícios dessa prática tanto para os pequeninos quanto para seus pais

Uma rotina planejada para as crianças, com horários e tarefas a cumprir bem estabelecidas, entrega um estímulo importante para que elas sejam mais disciplinadas e mantenham a organização dos ambientes em que vivem, além de ajudá-las nos momentos de frustração e evitar o estresse.

Utilizar um mural de anotações para demonstrar as obrigações e os horários de lazer, sem dúvida alguma, colabora muito na adaptação de uma rotina programada até que ela se torne um hábito natural. 

Porém, com a correria do dia a dia e o pouco tempo que sobra para os pais, estabelecer uma rotina para a criança pode ser desafiador. Apesar disso, é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequeninos e ainda traz benefícios tanto para os filhos quanto para os pais.

Continue a leitura e entenda porque é tão importante introduzir uma rotina para as crianças.

Por que uma rotina bem estabelecida ajuda tanto as crianças?

De uma maneira resumida, uma rotina bem estabelecida para a criança é fundamental para seu desenvolvimento intelectual e emocional, além de promover a autoconfiança, a autonomia e a independência.

Outro benefício muito relevante de se introduzir uma rotina na vida da criança é que ela serve como um meio de ensinar valores e melhorar o comportamento. Depois que os pequeninos seguem uma rotina por um tempo, eles desenvolvem habilidades de controle emocional, concentração, pertencimento e se tornam mais autônomos e empoderados.

A previsibilidade que a rotina oferece ajuda a criança a entender que todas as suas obrigações têm uma hora certa, devem ser cumpridas e, somente depois disso, chega o momento de se divertir.

Uma rotina para a criança não precisa ser muito complexa. Só o fato de ter horários definidos para se alimentar, estudar, organizar suas coisas, tomar banho, brincar e dormir já é o suficiente para transformações muito positivas no comportamento atual e futuro, quando ela chegar à maturidade.

Para a criança se habituar com a rotina, a aprendizagem deve ocorrer por repetição, ou seja, mesmo que algo não seja feito, os pais devem continuar colocando a rotina estabelecida em prática até que os pequeninos se acostumem e transformem seu cotidiano programado num hábito natural, sem que ninguém precise ficar em cima para as coisas acontecerem.

Com o tempo, os pais vão notar as seguintes transformações:

  • Mais autonomia para lidar com frustrações e resolver problemas;
  • Comportamento mais pacífico, sem estresse desnecessário;
  • Melhor consciência corporal;
  • Internalização e racionalização de regras e limites;
  • Mais facilidade no aprendizado.

E para os pais, quais os benefícios de introduzir uma rotina para sua(s) criança(s)?

Ao se acostumarem com a rotina, os pequeninos se sentem mais seguros e vão diminuindo a dependência dos pais para realizar suas tarefas diárias dentro de casa e na escola.

Além disso, a criança também aprende que todo momento de lazer tem seu fim. Assim, as despedidas deixam de ser massacrantes, como na hora de dar tchau aos amiguinhos e ir embora do parquinho, por exemplo.

O fato de ter horários bem estipulados para cada tarefa e momentos de lazer deixa as crianças mais seguras e menos frustradas, pois elas já entendem que tudo tem sua hora certa para começar e terminar. 

Desta forma, os pais não precisam mais se desgastar para explicar o que precisa ser feito, o “não” é mais facilmente aceito e o senso de responsabilidade e organização adquirido se estende para a adolescência e a maturidade. 

Por isso, crianças que seguem uma rotina desde cedo tendem a se adaptar melhor às obrigações escolares e a colaborar mais com a família nas atividades de casa.

Gostou de saber porque uma rotina é tão importante para as crianças? Pronto para colocar isso em prática na sua casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *