Desenvolvimento
Como ensinar crianças a nadar?

Como ensinar crianças a nadar?

Desde cedo, é possível incentivar que ela se sinta confortável na água

Ensinar a criança a nadar é um dos gestos mais bonitos que um pai ou uma mãe pode fazer pelo filho. Quando se tem essa preocupação desde pequeno, isso facilita para que a criança não tenha medo e possa aprender uma habilidade fundamental, capaz de impedir que ela se afogue no futuro.

Mas como ensinar a criança a nadar? Os ensinamentos podem começar com uma piscina inflável em casa, para que ela já se acostume a ficar na água. Confira algumas dicas preciosas de como dar início a esse processo abaixo.

Adaptação à água

O primeiro passo para ensinar a criança a nadar é se certificar de que ela está confortável na água. Quando ela não tem medo de ficar nesse ambiente, ela torna-se mais confiante e se sente mais segura e, com isso, ficará mais predisposta a aprender a nadar.

Por isso, quanto mais cedo esse processo iniciar, melhor para ela. Inclusive, esse contato pode acontecer quando ela ainda é um bebê, já que após os seis meses de idade, elas começam a perder os reflexos com água que apresentam ao nascer.

Ensine a fazer bolhas na banheira

O treinamento para nadar pode começar bem antes da criança frequentar uma piscina. Na banheira da sua casa, é possível ensiná-la uma técnica importante de respiração, e o melhor: como uma brincadeira! Basta pedir para que ela inspire e, em seguida, tente fazer borbulhas na água, expulsando o ar pela boca.

Além de garantir a diversão do pequeno, essa brincadeira ainda tem a vantagem de que não é preciso mergulhar a cabeça debaixo d’água.

Comece pelo raso

Quando a criança já estiver mais velha e tiver condições de começar a aprender a nadar, você deve começar esse processo pelo lado raso. A área para o treinamento deve ser em um local em que ela possa tocar o fundo com os pés. 

Isso é fundamental pois um medo natural das crianças é o de se afogar enquanto estão aprendendo a nadar. Com o treinamento começando pelo raso, elas se sentirão seguras e confiantes.

Ensine a colocar a cabeça na água

Após a brincadeira das bolhas, é a hora de dar o próximo passo no ensinamento dos pequenos. Quando eles já estiverem familiarizados com a técnica, ensine-os a colocar todo o rosto na água enquanto faz as bolhas, por apenas um segundo. Isso os ajudará a perder o medo de submergir a cabeça totalmente enquanto nada.

Na primeira vez, é bem provável que a criança fique um pouco assustada. Porém, quando ela perceber que nada acontecerá, esse medo irá sumir. Caso a criança tenha medo de ver as bolhas saindo do nariz, esse primeiro passo pode ser dado com ela fazendo isso de olhos fechados.

Hora de aprender a bater as pernas

Quando se ensina às crianças a nadar, você logo irá perceber que, no começo, elas tendem a afundar as pernas e o corpo. Por isso, o próximo passo é ensiná-las a movimentar as pernas. Para isso, o adulto deve segurar com a mão a barriga da criança, para que ela se mantenha em uma posição horizontal, perpendicular ao chão da piscina.

Coordene os dois últimos exercícios

Agora, é chegada a hora de pedir para que ela faça os dois últimos exercícios ao mesmo tempo. Para isso, o adulto deve segurá-la pelas axilas e pedir para que ela solte as bolhas pela boca ao mesmo tempo em que movimenta as pernas. Claro, você deve sustentá-la até que ela demonstre ter dominado 100% dessa coordenação.

Permita que ela tente fazer sozinha

Quando a criança já estiver acostumada com os exercícios e demonstrar confiança de que aprendeu, o adulto pode permitir que ela tente fazer os exercícios sozinha. Para isso, solte-a por alguns segundos para que ela perceba que é capaz de fazer isso sem o suporte.

Claro, você deve ficar por perto para apoiá-la, caso seja necessário. É importante lembrar-se de que não se aprende a nadar em um único dia, sendo um processo que demanda paciência e carinho para que a criança possa se sentir segura e confortável dentro d’água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *